quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Começamos bem.

Ontem, dia 08 de novembro, aconteceu a primeira aula do curso de Metodologia Científica para os alunos dos cursos de Biotecnologia, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Como sempre acontece, aproximadamente às 13h -isto é: com 20 minutos de antecedência- eu já estava chegando na sala de aula e, para meu espanto, um grupo razoável já estava ali esperando a aula. Isso é uma grande novidade. A maioria chegou no horário e a aula somente atrasou um pouco por conta da instalação do data show e notebook que estavam com cabos inadequados. Até o momento temos 52 alunos matriculados e nessa primeira aula compareceram 40 deles e isso é também uma boa novidade. Apesar do momento turbulento no país e consequentemente na universidade, a maioria dos alunos estavam ali presentes para a primeira aula.
Iniciei apresentando-me e falando um pouco da minha trajetória acadêmica. Em seguida, por sugestão da própria classe, seguimos a lista de chamada e os 12 primeiros alunos também falaram um pouco sobre a sua trajetória de vida. Esse é sempre um momento interessante onde as histórias mais diversas surgem e emocionam. Pena que não pudemos fazer o mesmo com todos, pois isso levaria todo o tempo da aula. Nas próximas, se tudo correr bem, repetiremos o processo.
Na sequência apresentei os objetivos da disciplina, o plano de aula, a bibliografia e o método de avaliação.
Ainda fizemos um pacto para o bom funcionamento das nossas aulas. Ele consistiu nos seguintes itens que foram discutidos e aceitos por todos:
1. Horário de Chegada 13:20h, com tolerância de 10 minutos;
2. Desligar celulares, tablets, notebooks;
3. Respeitar as falas. Todos têm o direito a expor suas idéias;
4. Cumprimento dos prazos para entrega dos trabalhos.

Marcamos a entrega do primeiro Portfólio para até o dia 16 de Novembro, mas, quem puder entregar antes será bem-vindo. Esse primeiro relatório será individual e deverá conter uma descrição da aula, suas expectativas e também um esboço do que seria um memorial acadêmico, contando a sua trajetória de vida com enfase no processo educacional formal (veja um breve exemplo do que é memorial).
Para esquentar as canetas, fizemos um primeiro texto que, apesar de ainda não ter começado a corrigir, percebi que todos foram exageradamente econômicos; isso não é bom em um momento que estou pedindo não somente uma descrição, mas uma reflexão no texto. Espero que essa mesma tarefa seja mais potente no portfólio 1.
A primeira aula foi bem interessante e, espero que as próximas, com a introdução das novas dinâmicas, sejam ainda melhores e mais produtivas.

Modelo Básico para construção do seus Portfólios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS


Disciplina: Metodologia Científica
Grupo n
Alunos:
PORTFOLIO 1 (aula do dia x)
Aqui vai o seu texto contendo descrição das suas atividades em sala de aula, nesse caso do PF1, para as aulas do dia 08 novembro. Mas nem só de aspectos descritivos o seu relatório sobreviverá. Ele tem que conter uma boa dose de reflexão sobre o tema. Como vocês tiverem vários momentos pensando sobre o assunto, acredito que não será difícil.
Mãos à obra.
Esse relatório (PF1), assim como todos os outros deverão ser entregues até o domingo anterior à aula. Nesse caso o PF1 deverá ser entregue até o dia 16 de novembro, após o feriado.

Mãos à obra

2 comentários:

  1. Professor, tenho uma dúvida! O portfólio deverá ser feito através de uma descrição da nossa aula em primeira pessoa ou em terceira pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Modelo perfeito (portfólio)!! Claro, informativo e objetivo!

    ResponderExcluir

Atendimento 17 de abril, segunda-feira

  Olá pessoal, Como combinamos, segue a planilha para atendimento remoto no dia 17 de abril (segunda-feira) aos grupos, sendo que dois poder...