Pessoal, hoje de manhã depois de vários dias trabalhando na correção dos Portfólios, terminei a verificação de todos os que foram enviados. Alguns alunos não o entregaram. Confesso, que apesar de ser uma dura tarefa -corrigir aproximadamente 40 relatórios- fiquei surpreso com grande parte do material que li. Essa foi minha segunda boa surpresa com vocês. A maioria está bem escrito e, os textos expressam uma sinceridade avassaladora. Em alguns momentos fiquei comovido e muito feliz de ver como vocês são corajosos.
Mesmo assim, todos, sem excessão podem ser melhorados e então, na próxima aula gastarei um tempo para orientá-los em como poderão avançar ainda mais.
Como já falamos na aula anterior o método ativo de ensino-aprendizagem prevê a participação intensa dos alunos, que são os protagonistas nessa cena. Sendo assim, nada melhor para o desenvolvimento da disciplina e, consequentemente para o vosso aproveitamento, que aprofundemos um pouco no conhecimento desse modelo, que vocês poderão -deverão- usar futuramente.
Sendo assim encaminho para leitura/estudo, dois artigos esclarecedores sobre o assunto:
Artigo 1: "Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos adicionais– aspectos gerais."
Artigo 2: "Aplicação de metodologias ativas de ensino.... "
São dois artigos que poderão lhes dar mais informações sobre o método que iremos utilizar. Esses artigos serão o ponto de partida para iniciarmos o desenvolvimento do Método Científico. Como? querem saber como é isso? Ótimo, espero mesmo que estejam curiosos. A curiosidade é o melhor dos sentimentos nesse início do nosso trabalho. Na aula do dia 22 novembro conversaremos sobre tudo isso.
Mas, vejam que a leitura e reflexão sobre esses artigos são fundamentais para o bom desenvolvimento da dinâmica da aula, onde vocês serão os "patrões", "coordenadores", "comandantes" e eu, apenas um facilitador nesse processo. Portanto leia os artigos, anote pontos importantes, pesquise o que não estiver entendendo -por exemplo Andragogia- leia novamente, preparando-se para discutir sobre o assunto.
Segue a dinâmica da Aula 2:
1. Apresentação rápida de mais alguns acadêmicos;
2. Portfólio 1: Dúvidas e esclarecimentos;
3. Sorteio dos grupos Diversidade;
4. Reunião dos grupos e discussão interna sobre os artigos;
5. "Brainstorm" sobre o assunto;
6. Reunião dos grupos para definir uma pergunta e proposta de resolução;
7.Dinâmica das fichas: reflexão sobre a aula;
8. Tarefas: Portfólio 2 para entrega até o dia 28 de novembro.
Espero-os ansiosamente para o desenvolvimento desta aula. Espero ter a terceira boa surpresa.
A finalidade desse blog é a de manter contato com alunos das disciplinas de Metodologia Científica da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais. Wedson Fernandes on ResearchGate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atendimento 17 de abril, segunda-feira
Olá pessoal, Como combinamos, segue a planilha para atendimento remoto no dia 17 de abril (segunda-feira) aos grupos, sendo que dois poder...
-
Olá Pessoal, Bem, cá estou no preparo da nossa terceira aula. Nessa semana trabalharemos algo que os acompanhará por toda a sua vida acadê...
-
Cronograma de Atendimento para o período de 05 a 09 novembro ( Ver informações e datas ) Atendimento para acadêmicos das discipl...
-
Olá pessoal, Depois de uma semana tensa, com muita dor, vou lentamente melhorando e assim estou planejando iniciar nosso atendimento perso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário