sexta-feira, 20 de abril de 2018

O que é isso Companheiro?


O MÉTODO CIENTÍFICO OS TIPOS LÓGICOS DE PESQUISA

A aula de ontem foi, novamente, bastante movimentada. Houve momentos com ânimos exaltados até. Mas vejamos, quando escolhi o tema e o artigo (LINK), a minha intenção era a de, inicialmente, fazer aquela discussão geral que fizemos na semana passada. Sabia que naquele momento teríamos um confronto de opiniões, como tivemos e isso foi saudável, afinal de contas todos têm o direito de se expressar. No final daquela aula eu os alertei para novamente se encontrarem e discutirem as dúvidas, os porquês que estavam envolvidos no assunto. Nesse momento deveríamos ter deixado de lado o teor da discussão que pairou sobre Machismo versus Feminismo e partirmos para perguntar por quê isso estava acontecendo. O artigo aponta que, apesar de as mulheres possuírem maior escolaridade que os homens, elas não conseguem se inserir em cargos mais elevados nas empresas e, portanto, acabam com um salário médio menor que os homens. Este foi o FATO oferecido para a discussão e a continuação do processo de aprendizado. A partir deste fato teríamos que partir para a busca de perguntas que pudessem respondidas.
Durante esta última aula, surgiram algumas perguntas, mas maioria não era adequada para o meu intento, entretanto algumas delas eram promissoras e então eu as “abracei” rapidamente pois poderiam ser utilizadas.
Lembrem-se do que dissemos, o Método Científico parte de uma base empírica, a partir de fatos. Bem, o fato já estava ali presente e as perguntas foram surgindo, umas boas, outras nem tanto, e tudo isso foi o suficiente para uma calorosa discussão.
Agora o momento não é mais o de confronto entre machismo e feminismo. Agora temos que pensar o Método Científico para entender melhor a situação. Por que isso acontece?
Durante a aula ofereci -mas não deveria ter feito isso, porque o intuito é o de que vocês busquem o conhecimento- alguns exemplos e então vocês já têm uma direção para caminhar. Ou seja, já sabem qual é o FATO e já têm algumas PERGUNTAS. Basta escolherem a melhor e, a partir dela, buscar as respostas criando as suas RESPOSTAS/HIPÓTESES. Lembrem-se que a hipótese nada mais é que uma resposta para uma questão que ainda não foi respondida.
Quando essa hipótese estiver pronta -nem sempre é fácil deixa-la boa o suficiente, tenham paciência- aí será o momento de buscar evidências científicas para verificar se ela pode ou não ser aceita. Neste momento vocês deverão eleger um grupo de palavras-chave para a busca de artigos científicos. Agora, artigos comuns não devem mais ser utilizados. Busquem as informações da aula sobre as plataformas de busca (Link) para auxiliá-los na busca.

Fiquem atentos ao blog, provavelmente teremos alteração na programação da próxima aula.


Referências Bibliográficas para leitura.

VOLPATO, GILSON. Ciência: da filosofia à publicação. 6a. ed. Ed. Cultura Acadêmica. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atendimento 17 de abril, segunda-feira

  Olá pessoal, Como combinamos, segue a planilha para atendimento remoto no dia 17 de abril (segunda-feira) aos grupos, sendo que dois poder...