O
MÉTODO CIENTÍFICO OS TIPOS LÓGICOS DE PESQUISA
A aula de ontem foi, novamente, bastante movimentada.
Houve momentos com ânimos exaltados até. Mas vejamos, quando escolhi o tema e o
artigo (LINK), a minha intenção era a de, inicialmente, fazer aquela discussão
geral que fizemos na semana passada. Sabia que naquele momento teríamos um
confronto de opiniões, como tivemos e isso foi saudável, afinal de contas todos
têm o direito de se expressar. No final daquela aula eu os alertei para
novamente se encontrarem e discutirem as dúvidas, os porquês que estavam
envolvidos no assunto. Nesse momento deveríamos ter deixado de lado o teor da
discussão que pairou sobre Machismo versus
Feminismo e partirmos para perguntar por quê isso estava acontecendo. O artigo
aponta que, apesar de as mulheres possuírem maior escolaridade que os homens,
elas não conseguem se inserir em cargos mais elevados nas empresas e, portanto,
acabam com um salário médio menor que os homens. Este foi o FATO oferecido para
a discussão e a continuação do processo de aprendizado. A partir deste fato
teríamos que partir para a busca de perguntas que pudessem respondidas.
Durante esta última aula, surgiram algumas perguntas,
mas maioria não era adequada para o meu intento, entretanto algumas delas eram
promissoras e então eu as “abracei” rapidamente pois poderiam ser utilizadas.
Lembrem-se do que dissemos, o Método Científico parte
de uma base empírica, a partir de fatos. Bem, o fato já estava ali presente e
as perguntas foram surgindo, umas boas, outras nem tanto, e tudo isso foi o
suficiente para uma calorosa discussão.
Agora o momento não é mais o de confronto entre
machismo e feminismo. Agora temos que pensar o Método Científico para entender
melhor a situação. Por que isso acontece?
Durante a aula ofereci -mas não deveria ter feito
isso, porque o intuito é o de que vocês busquem o conhecimento- alguns exemplos
e então vocês já têm uma direção para caminhar. Ou seja, já sabem qual é o FATO
e já têm algumas PERGUNTAS. Basta escolherem a melhor e, a partir dela, buscar
as respostas criando as suas RESPOSTAS/HIPÓTESES. Lembrem-se que a hipótese
nada mais é que uma resposta para uma questão que ainda não foi respondida.
Quando essa hipótese estiver pronta -nem sempre é fácil deixa-la boa o
suficiente, tenham paciência- aí será o momento de buscar evidências
científicas para verificar se ela pode ou não ser aceita. Neste momento vocês
deverão eleger um grupo de palavras-chave para a busca de artigos científicos. Agora,
artigos comuns não devem mais ser utilizados. Busquem as informações da aula
sobre as plataformas de busca (Link) para auxiliá-los na busca.
Fiquem atentos ao blog,
provavelmente teremos alteração na programação da próxima aula.
Referências Bibliográficas para leitura.
VOLPATO, GILSON. Ciência: da filosofia à publicação. 6a.
ed. Ed. Cultura Acadêmica. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário