Olá pessoal,
Como já sabem, estou afastado por uns dias para tratamento de saúde. Vocês devem se lembrar que na última aula reclamei que a garganta não estava bem. Bom, não só não estava bem como foi piorando rapidamente e, no domingo a infecção já estava no pulmão. Aí o problema passa ser maior. São muitas dores, febre e crises intensas de tosse para provocar a expectoração. Hoje a febre parece estar cedendo lentamente, afinal já são quatro dias de um antibiótico potente.
Mas, mesmo que esteja melhorando, não é prudente ir para a aula, onde tenho 50 ávidos alunos para coordenar. Poderia simplesmente faltar mas, o meu planejamento prevê um número de aulas feitas à distância. Então, considerando ainda que o atual relatório (PF3) será mais complexo, resolvi dar a vocês mais uma semana para busca, leitura e resenhas dos artigos que comporão a simulação de uma metanálise.
É isso, amanhã vocês estão liberados para continuarem as buscas e leitura. Utilizem bem esse tempo e não se esqueçam: o PF3 será formado pelo conjunto das aulas dos dias 03, 10 e 17 de maio. Será um "super" relatório onde todas atividades terão que ser relatadas, analisadas, argumentadas é concluídas.
Vocês já têm alguns exemplos de perguntas e hipóteses da aula passada. Seguindo esses exemplos, deverão melhorar o vosso material.
É importante que sigam essa lógica: de um TEMA -assunto geral a ser trabalhado- surgirá alguma dúvida que os levará à criação de uma PERGUNTA. Bem, se já fizeram essa parte, agora vem o momento propor uma resposta. Para completar esta parte, pense bem nas variáveis operacionais que compõem a sua pergunta. Faça isso isso graficamente e perceberão que ficará mais fácil estabelecer uma HIPÓTESE adequada.
Com ela em mãos, agora vocês devem verificar se existe na bibliografia acadêmica respostas que possam ajudá-los a aceitar ou rejeitar a hipótese. Não basta 1 ou 2 artigos. Vocês precisam de vários que tenham em seu escopo a mesma ideia presente na sua PERGUNTA e HIPÓTESE.
Para cada artigo deverá existir uma mini resenha para dizer se ele poderá ajudá-los a aceitar ou rejeitar a hipótese.
Mais uma vez, prestem atenção nos artigos consultados, pois nem todos poderão ser utilizados.
Utilizem as ferramentas adequadas para a busca e -algo muito importante- definam as palavras-chave que orientarão essa busca.
Se eu estiver minimamente bem, estarei na quinta-feira de manhã em minha sala para orientação em caso de dúvidas. Se não, os orientarei via blog em comentários.
Bom trabalho a todos.
A finalidade desse blog é a de manter contato com alunos das disciplinas de Metodologia Científica da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais. Wedson Fernandes on ResearchGate
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ResponderExcluirProfessor, boa noite. Procuramos por você ontem na sua sala, mas não o encontramos. A minha dúvida sobre o portifólio persiste, já que nossa hipótese não nos gerou resultados nas buscas por artigos que possam nos dar o material para o portifólio seguinte. Quero saber se posso trocar a hipótese mesmo que o portifólio anterior tenha sido corrigido, só que agora, como precisamos achar os artigos e não encontramos, preciso saber se posso mudar a hipótese para uma que eu consiga achar resultados de artigos, caso sim, comentarei sobre isso no portifólio seguinte. Desde já agradeço.
ResponderExcluir(Deletei os comentários anteriores pois errei na digitação).
Oi Dalila, somente agora vi sua mensagem aqui. Normalmente recebo um aviso, mas desta vez não veio. Mas, não se preocupe vocês caminharam bem. Os erros cometidos no relatório são normais e saudáveis. Eles irão impulsioná-los para um aprendizado mais tranquilo e seguro.
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