a aula de ontem foi muito rápida, isso porque eu estava sentindo muita dor de cabeça e estava muito difícil para continuar. Mesmo assim acho que o material apresentado e discutido foi suficiente para relembra-los e reforçar o vosso aprendizado. Vou enviar o material da aula para alguns endereços, por favor espalhem para todos os colegas.
Para a próxima aula gostaria de discutir um pouco sobre algumas regras para redação científica. Alguns dos artigos referem-se principalmente aos relatórios e artigos prontos, mas nos servirá muito para essa reta final de trabalho.
Existe muito material bom disponível e cabe a vocês uma busca para complementar o que aqui irei indicar. Os artigos à seguir são simples, concisos e importantes para aprender um pouco sobre essa "ciência" que é a produção de um texto bem escrito.
Às vezes não é possível dominar rapidamente essa arte. Paciência, com o tempo e muito treino deverão melhorar até conseguir construir aquele texto que lhe dê um prazer enorme. Portanto vamos à luta, praticando bastante e sempre.
1. VOLPATO, G. L. Como escrever um artigo cientifico. In Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 4, p.97-115, 2007.
2. VOLPATO,G. L. "O método lógico para redação científica." Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde 9.1 (2015).
3. VOLPATO,G. L. “Dicas para redação científica. ” Tropical Plant Pathology. 33(Suplemento), agosto 2008.
Para a aula do dia 30 de janeiro, os grupos deverão fazer uma leitura dos artigos, preocupando-se com as melhores dicas comentadas neles. Durante a aula, faremos uma discussão inicial onde cada grupo falará sobre o material estudado, o que mais lhes intrigou, o que acha que será mais importante e algo que não tenha concordado ou entendido. Todos juntos irão discutir os passos, as perguntas e as respostas. Lembrem-se que esta será uma daquelas dinâmicas em que eu devo falar o mínimo possível. São vocês que buscarão o conhecimento. Sugiro que busquem alguns artigos gerais que sirvam como exemplo para ilustrar as dicas.
Logo depois dessa fase, cada grupo rumará ao laboratório de informática para o início de seu relatório sobre os artigos e dinâmica (PF3), que deverá ser entregue até o dia 07 de fevereiro de 2018.
A aula, à priori deverá ser iniciada na sala do Bloco B e depois, para os grupos que quiserem iniciar seus relatórios, no laboratório de Informatica da FACE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário